7 Dicas para Fazer um Tiramisu Irresistível: A Autêntica Receita Italiana Passo a Passo

É uma receita simples, mas que requer alguns cuidados para ficar perfeita
O tiramisu é uma das sobremesas mais famosas e deliciosas da Itália. 

É feito com camadas de biscoitos champanhe embebidos em café, creme de mascarpone e cacau em pó. É uma receita simples, mas que requer alguns cuidados para ficar perfeita. 




O tiramisu é uma sobremesa típica da região do Vêneto, no norte da Itália. O seu nome significa “leva-me contigo” ou “puxa-me para cima”, em referência ao seu efeito estimulante e energético. Isso se deve aos ingredientes principais: o café, que é rico em cafeína, e o mascarpone, que é um queijo cremoso e calórico.

O tiramisu é uma sobremesa que agrada a quase todos os paladares, pois combina o sabor doce e suave do creme de mascarpone, com o sabor amargo e intenso do café e do cacau. 

Além disso, é uma sobremesa que não vai ao forno, e que pode ser preparada com antecedência e guardada na geladeira. É ideal para servir em ocasiões especiais, como aniversários, jantares românticos ou reuniões de família.


Como fazer um Tiramisu Irresistível: A Autêntica Receita Italiana Passo a Passo

Para fazer um tiramisu irresistível, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 500 g de mascarpone
  • 4 ovos
  • 100 g de açúcar
  • 200 ml de café forte e frio
  • 300 g de biscoitos champanhe
  • Cacau em pó para polvilhar

O primeiro passo é separar as gemas das claras dos ovos. Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme claro e fofo. 

Em outra tigela, bata as claras em neve até ficarem firmes. Em seguida, adicione o mascarpone ao creme de gemas e misture bem. 

Depois, incorpore delicadamente as claras em neve, com uma espátula ou um fouet, fazendo movimentos de baixo para cima, para não perder o ar.

O segundo passo é montar o tiramisu em uma travessa ou em taças individuais. Para isso, mergulhe rapidamente os biscoitos champanhe no café, sem encharcá-los, e faça uma camada no fundo do recipiente. 

Cubra com uma camada de creme de mascarpone, e repita o processo até terminar os ingredientes, finalizando com o creme. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou de preferência, de um dia para o outro, para que o tiramisu fique bem firme e saboroso.

O terceiro e último passo é polvilhar o cacau em pó sobre o tiramisu, na hora de servir. Você pode usar uma peneira fina ou um coador de chá, para fazer uma camada uniforme e bonita. 

Se quiser, você também pode decorar com raspas de chocolate ou frutas vermelhas. E pronto! Agora é só saborear o seu tiramisu irresistível, e receber os elogios dos seus convidados.



É uma receita simples, mas que requer alguns cuidados para ficar perfeita



Mais 3 Receitas com Mascarpone: O Ingrediente Principal do Tiramisu

O mascarpone é um queijo cremoso, de origem italiana, que tem um sabor suave e uma textura aveludada. Ele é o ingrediente principal do tiramisu, mas também pode ser usado em outras receitas, tanto doces quanto salgadas. Aqui estão algumas sugestões:

  • Cheesecake de Mascarpone: Uma versão mais leve e delicada do tradicional cheesecake americano, que leva uma base de biscoitos triturados, um recheio de mascarpone, creme de leite e ovos, e uma cobertura de geleia de frutas vermelhas.
  • Risoto de Mascarpone e Parmesão: Um prato típico da culinária italiana, que leva arroz arbóreo cozido em caldo de legumes, e finalizado com manteiga, mascarpone e queijo parmesão ralado. É um risoto cremoso, saboroso e fácil de fazer.
  • Mousse de Mascarpone e Chocolate: Uma sobremesa simples e rápida, que leva apenas três ingredientes: mascarpone, chocolate meio amargo derretido e creme de leite fresco batido. É uma mousse aerada, doce e irresistível.

Dúvidas que você pode ter sobre o Tiramisu

O tiramisu é uma sobremesa que gera muitas dúvidas, principalmente em relação aos seus ingredientes e ao seu modo de preparo. Aqui estão algumas das perguntas mais frequentes, e as suas respectivas respostas:

Posso usar outro queijo no lugar do mascarpone? Não é recomendável, pois o mascarpone é o que dá o sabor e a consistência característicos do tiramisu. Se você não encontrar o mascarpone, você pode tentar fazer o seu próprio, misturando creme de leite fresco e suco de limão, e deixando coar em um pano fino por algumas horas.


Posso usar outro biscoito no lugar do champanhe? Sim, você pode usar outros biscoitos que sejam secos e firmes, como os biscoitos de leite, de maisena, ou até mesmo os biscoitos de amido de milho. O importante é que eles não se desfaçam ao serem molhados no café.


Posso usar outro líquido no lugar do café? Sim, você pode usar outros líquidos que combinem com o sabor do creme de mascarpone, como leite, chá, suco de laranja, licor de café, ou até mesmo vinho do porto. O importante é que eles sejam frios ou em temperatura ambiente, para não derreterem o creme.


Posso usar ovos crus na receita? Sim, você pode usar ovos crus na receita, desde que eles sejam frescos e de boa qualidade, e que você mantenha o tiramisu sempre refrigerado. No entanto, se você quiser evitar o risco de contaminação por salmonela, você pode usar ovos pasteurizados, ou cozinhar as gemas em banho-maria, com um pouco de açúcar, até engrossarem


Redação ©SM - Sociedade Mulher

Um comentário:

  1. Gente estou encantada com essas três receitas, maravilhosas. Quando comecei a ler fui ficando com água na boca. E não e difícil.😋👏👏👏🌺🌺🌺

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.