Aproveite o espaço do sótão
Às vezes, aquele cantinho que está sendo utilizado apenas para guardar trecos, ou coisas que não são de uso diário pode ser melhor aproveitado, de uma maneira bem mais interessante e útil.
Geralmente o sótão é um espaço na casa que quase sempre fica esquecido, muitas vezes, até pensando que é preciso fazer um investimento significativo, ou seja; um dinheiro que iria “morder” a renda mensal familiar, por isso vai sendo deixado pra depois, mas esse é um espaço na casa que, colocando sua criatividade em prática, pode ser divertido fazer algumas mudanças e mais simples do que parece.
Tá, vamos lá; você não é decoradora (or) de interiores e não quer contratar um profissional somente para resolver o espaço na casa que não está sendo usado em seu sótão.
Talvez você não saiba como resolver essa questão e só em ver esse espaço entulhado de coisas que não se sabe se realmente são úteis, aí então, vão ficando guardadas e amontoadas até que se decida dar um destino para as tais coisas, ou então fica vazio, o sótão vai ficando lá, quietinho e abandonado, só que agora, com essas dicas, faça você mesmo.
O sótão pode ser muito bem aproveitado para ganhar um espaço na casa com estilo e bom gosto e passe a ser integrado, não apenas como um lugar disponível para guardar trecos, mas como área e parte de uma área de uso da casa assim como os demais cômodos.
Assim como cada imóvel tem uma determinada metragem de área construída, o sótão também não possui um tamanho pré-determinado, significa que o que vai determinar o destino que será dado dentro deste espaço, vai ser de acordo com a altura e a dimensão do espaço.
Vamos a um exemplo; se na casa tiver crianças, pode ser uma boa idéia transformar o sótão em lugar para brincadeiras das crianças, colocando uma mesinha, cadeirinhas, pequena lousa, baú de brinquedos, etc...., desde que não fique muito entulhado, tem que ter espaço para sentirem-se à vontade.
Esse ambiente pode ser muito interessante, inclusive, nos dias de chuva, ou para quando os filhos precisam brincar dentro de casa. Mas há um detalhe:o ideal é colocar rede ou tela de proteção na janela e na escada, afinal, os pequenos precisam estar em segurança.
Outra dica, caso o sótão seja espaçoso é transformá-lo em um escritório, colocando estantes abertas, que pode ser de metal ou madeira, uma escrivaninha ou uma mesa com cadeira, quadros para harmonizar o ambiente e terá um lugar na casa para ler, estudar, refletir ou trabalhar. Além disso, se pensar apenas em tornar esse espaço na casa aconchegante e charmoso para conversar com os amigos, ouvir música ou fazer uma cinemateca, botando um telão ou uma tv grande, puff, sofá, decorando com tapete antialérgico, fica ótimo.
Se, mesmo com todas essas dicas, você ainda quiser ou precisar guardar muitas coisas no sótão, pode usar como local para guardar coisas e desafogar os demais cômodos e deixar mais espaço na casa livre, porém, procure organizar em estantes ou prateleiras.
Independente da maneira que decidir utilizar o sótão é importante que seja bem iluminado e arejado, caso não tenha janela, pode instalar um basculhante para ajudar a iluminar e arejar o ambiente.
Observações: se a casa for antiga e não tiver passado por avaliação recente de segurança, solicite a presença de um profissional para avaliar as condições do sótão para ter garantia de que está em perfeitas condições de uso.
Redação SM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.