Fazer tapetes artesanais, além de ser uma ótima atividade para a terapia ocupacional, também se tornou uma decoração de casa. Mas isso não é tudo, também pode ser uma fonte de renda quando você aprende a “refinar” os detalhes e se organizar.
Os tapetes feitos à mão são tão versáteis, basta escolher a combinação de cores que você gosta. De um modo geral, quanto mais cor melhor, há mais escolha e liberdade criativa, porém, embeleza a casa e quando produzida em larga escala, é boa para aumentar a renda e pode ser vendida em feiras de artesanato.
Os tapetes de retalhos têm uma cor especial e são muito fáceis de limpar. Muitas pessoas apreciam este modelo e não desconhecem técnicas de produção simples e baratas, por isso vamos ensinar o básico para fazer um tapete de retalhos.
Como fazer seu primeiro tapete de retalhos.
Pegue um saco de estopa, do tipo que armazena legumes, corte as partes em que estiver costurado usando uma tesoura. Antes de usar o saco para confeccionar o tapete, lave e pendure no varal sem torcer, esprema um pouco para tirar o excesso da água. Depois de seco, estique sobre uma mesa e acerte o tamanho que deseja cortando o excedente.
Faça costura nas laterais para evitar que fique desfiando. A dica para um bom acabamento é dobrar a beira, como se quisesse fazer um enroladinho fino e costurar.
Corte os retalhos para enchimento do tapete em tiras, tente cortar as tiras com tamanho aproximado, mas não precisa ser idêntico, é apenas para não ter muita diferença no tamanho das tiras. Guarde as tiras dos retalhos dentro de um saco.
Como irá precisar de uma quantidade grande de retalhos, caso queira fazer bem fofo, o ideal é conferir as confecções mais próximas em sua região, entrar em contato e tentar adquirir sem custo ou por um precinho baixo.
Para colocar os retalhos na base do tapete, compre grampos para o cabelo, melhor que seja do grande, para facilitar a atividade.
Coloque uma tira de retalho no grampo levando até o fundo (onde o grampo tem uma volta). Ajeite o retalho para ficar ao meio no fundo do grampo, insira o grampo na junta (tecido do tapete) no meio de uma das tramas como se estivesse enfiando uma agulha no tecido para costurar. Então suba o grampo dando espaçamento entre as tramas do tapete com movimento para cima.
Retire o grampo deixando o retalho, de um nó apertado. Siga repetindo essa ação até terminar de preencher toda a base do tapete com retalhos.
O modelo e tamanho do tapete de retalhos é você que define, pode ser retangular, quadrado, redondo.
Para finalizar, pode forrar a base do tapete depois de pronto, para isso, basta costurar um tecido para cobrir a parte que ficará para baixo.
Redação: SM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.