Quanto tempo os alimentos podem ficar no congelador ou freezer?

 Cuidar dos alimentos é cuidar da saúde.



É importante ter atenção  a conservação dos alimentos que você armazena no freezer ou congelador da sua geladeira.


Apesar da data de validade na embalagem, esse não é o único cuidado necessário para garantir que, ao preparar o alimento, a qualidade seja mantida, sem oferecer nenhum risco ao consumir o alimento que estava congelado.


Vamos entender o seguinte: quando o alimento não é armazenado seguindo as orientações do fabricante ou produtor, esse produto, ainda que esteja no congelador, pode perder parte dos nutrientes, sofrer alteração na cor e sabor, ou até mesmo se tornar impróprio para o consumo.






As informações contidas nas embalagens, sobre a data de validade e temperatura em que o produto precisa ser mantido, tem como objetivo orientar o consumidor  como melhor preservar o alimento na mesma condição em que comprou, para isso, procure observar a temperatura indicada.


Você pode estar pensando: Mas e se em cada produto que comprei tiver orientação de temperatura diferente, como vou regular a manutenção no congelador ou freezer?


Isso é o que mais acontece. Na realidade da maioria dos lares, não é possível, nem dá para imaginar tal coisa, ter um frigorífico para cada tipo de alimento. Então o que fazer?



Bem, como ninguém quer surtar com isso, o mais indicado é regular seu congelador ou freezer, mantendo temperatura média, ou seja; a temperatura da maioria dos alimentos que precisam ficar congelados.


Então vamos lá: Se em um alimento, a indicação for de 18º graus e outro de 23º, verifique no indicador de temperaturas do seu refrigerador, a média indicada para essa manutenção de armazenamento. Por exemplo: se o congelador for do tipo: baixa, média e alta, ele informa o nível da temperatura de cada uma dessas opções.


Toda essa atenção é para garantir que o alimento ao ser descongelado, terá o mesmo teor de qualidade para você e sua família consumir sem riscos, se beneficiando do valor nutritivo. 


Redação: @sociedademulher

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.