Como fazer molho ferrugem

Os complementos culinários desempenham um papel fundamental na elaboração de diversas iguarias, conferindo-lhes um toque especial, aprimorando o paladar e proporcionando uma textura suculenta aos alimentos.


Receita de molho ferrugem

Em âmbito global, os molhos desempenham um papel destacado, sendo adaptados conforme a cultura alimentar de cada país e suas peculiaridades regionais. A tradição culinária inclui a produção de uma variedade de molhos, sendo o foco aqui o molho ferrugem. Apresentaremos uma abordagem simples e prática para realçar o sabor dos pratos.


Ingredientes necessários para a preparação: 

4 xícaras de amido de milho, 2 cebolas médias, 1 frasco de molho inglês, 3 colheres (sopa) de margarina, 1 frasco de 200 gramas de alcaparras ou cogumelos (cortados ao meio) e 5 xícaras de água.


Instruções de preparo:

Pique as cebolas finamente em uma tábua de cozinha e, em seguida, coloque-as em uma panela com margarina, refogando até dourarem sem queimar. 

Adicione o amido de milho para dourar, mexendo como farofa. Quando atingir o ponto desejado, ou seja, de dourado a marrom, retire do fogo e deixe esfriar um pouco. 

Ao esfriar, adicione gradualmente as 5 xícaras de água morna, mexendo para evitar a formação de grumos. Caso ocorra, não se preocupe, pois a mistura será filtrada por uma peneira fina para garantir a consistência suave do molho.

Utilize uma peneira de malha fina para coar a mistura preparada. Após a filtração, retorne à panela e verifique a consistência do molho. Se desejar uma textura mais espessa, adicione 2 colheres de amido ao molho inglês antes de incorporar ao creme, conferindo uma consistência mais substancial.


Aqueça novamente e acrescente as alcaparras ou cogumelos cortados ao meio, juntamente com o molho inglês. Sirva o molho em uma molheira, ou improvise com outro recipiente de profundidade suficiente.


É importante destacar que o molho inglês e as alcaparras contêm sal, motivo pelo qual a receita não inclui este ingrediente para evitar excesso de salinidade. Se necessário, adicione uma pitada de sal de acordo com seu paladar, lembrando-se de evitar o excesso de sal, conforme recomendação médica.


O molho ferrugem é uma excelente opção para acompanhar pratos como carne assada


Se preferir, é possível substituir o amido de milho por farinha de trigo sem fermento, embora o molho perca seu brilho característico.


O molho ferrugem é uma excelente opção para acompanhar pratos como carne assada com gnocchi, arroz, feijão e salada verde. 


Redação ©SM - Sociedade Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.