Receita de Rosquinhas de Polvilho Crocantes

As rosquinhas de polvilho são crocantes por fora e macias por dentro, e podem ser temperadas com sal, queijo, ervas ou outros ingredientes a gosto.
 

Neste artigo, você vai aprender como fazer rosquinhas de polvilho em casa, seguindo algumas dicas simples e práticas.


As rosquinhas de polvilho são um dos quitutes mais populares do Brasil, especialmente na região Sudeste. Elas são feitas com polvilho azedo, um tipo de farinha de mandioca que passa por um processo de fermentação natural.  

As rosquinhas de polvilho são crocantes por fora e macias por dentro, e podem ser temperadas com sal, queijo, ervas ou outros ingredientes a gosto.

Polvilho azedo é um produto derivado da mandioca, uma raiz muito consumida no Brasil e em outros países tropicais. A mandioca é ralada e espremida para extrair o seu suco, que é chamado de manipueira. A manipueira é deixada em repouso por alguns dias, até que se forme uma massa sólida no fundo do recipiente. Essa massa é o polvilho azedo, que tem esse nome por causa do seu sabor levemente ácido.

O polvilho azedo é usado para fazer diversos pratos típicos da culinária brasileira, como o pão de queijo, o biscoito de polvilho, o bolo de mandioca e as rosquinhas de polvilho. O polvilho azedo tem a propriedade de formar bolhas de ar quando aquecido, o que confere uma textura leve e aerada aos alimentos.

Como Fazer Rosquinhas de Polvilho?

Fazer rosquinhas de polvilho é muito fácil e rápido. Você só vai precisar de alguns ingredientes básicos, que são:

  • 500 g de polvilho azedo
  • 250 ml de água
  • 250 ml de leite
  • 150 ml de óleo
  • 3 ovos
  • Sal a gosto

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela, leve ao fogo a água, o leite, o óleo e o sal, até ferver.
  2. Despeje a mistura fervente sobre o polvilho azedo em uma tigela grande, e mexa bem com uma colher de pau, até formar uma massa homogênea.
  3. Deixe a massa esfriar um pouco, e acrescente os ovos um a um, misturando bem a cada adição.
  4. Transfira a massa para um saco de confeitar com um bico liso ou estrelado, e faça as rosquinhas sobre uma assadeira untada com óleo ou forrada com papel manteiga.
  5. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até as rosquinhas ficarem douradas e crocantes.
  6. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
  7. Sirva as rosquinhas de polvilho puras ou acompanhadas de café, leite, suco ou chá.

Qual é a Origem das Rosquinhas de Polvilho?

As rosquinhas de polvilho são uma receita tradicional da culinária mineira, que se espalhou por todo o Brasil ao longo dos anos. Elas têm origem na época colonial, quando os escravos africanos aproveitavam as sobras do polvilho azedo para fazer bolinhos fritos ou assados.

As rosquinhas de polvilho eram consumidas como um lanche simples e barato, que saciava a fome e dava energia. Com o tempo, elas foram ganhando novos sabores e formas, e se tornaram um símbolo da cultura e da gastronomia brasileira.

Quais São Outras Receitas com Polvilho Azedo?

O polvilho azedo é um ingrediente muito versátil e saboroso, que pode ser usado para fazer outras receitas deliciosas além das rosquinhas de polvilho. Aqui estão algumas sugestões:

  • Pão de queijo: Um dos pratos mais famosos do Brasil, o pão de queijo é feito com polvilho azedo, queijo meia cura, leite, óleo, ovos e sal. Ele é modelado em bolinhas e assado até ficar dourado e macio por dentro.
  • Biscoito de polvilho: O biscoito de polvilho é uma versão mais fina e crocante das rosquinhas de polvilho, que pode ser temperada com sal, queijo, coco, erva-doce ou outros ingredientes. Ele é feito com polvilho azedo, água, óleo, ovos e sal, e assado em forno baixo até ficar seco e estaladiço.
  • Bolo de mandioca: O bolo de mandioca é uma sobremesa cremosa e úmida, que leva polvilho azedo, mandioca ralada, leite condensado, leite de coco, manteiga, ovos e coco ralado. Ele é assado em banho-maria até ficar firme e dourado por cima.

Quais São as Dúvidas Mais Comuns Sobre Rosquinhas de Polvilho?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre rosquinhas de polvilho são:

  • Posso usar polvilho doce no lugar do polvilho azedo? Não, o polvilho doce não tem a mesma propriedade de formar bolhas de ar quando aquecido, e por isso não vai dar a mesma textura leve e crocante às rosquinhas de polvilho. O polvilho doce é mais indicado para fazer massas mais densas e elásticas, como a tapioca.
  • Posso fritar as rosquinhas de polvilho? Sim, você pode fritar as rosquinhas de polvilho em óleo quente, até ficarem douradas e sequinhas. Porém, elas vão ficar mais gordurosas e menos saudáveis do que as assadas. Além disso, você deve tomar cuidado para não deixar o óleo muito quente, pois as rosquinhas podem estourar e causar acidentes.
  • Posso congelar as rosquinhas de polvilho? Sim, você pode congelar as rosquinhas de polvilho depois de modelá-las e antes de assá-las. Para isso, coloque-as em uma assadeira forrada com papel manteiga, sem encostar umas nas outras, e leve ao freezer até endurecerem. Depois, transfira-as para um saco plástico ou um recipiente fechado, e mantenha no freezer por até 3 meses. Para assar, retire-as do freezer e leve direto ao forno pré-aquecido.

Conclusão

As rosquinhas de polvilho são um lanche delicioso e fácil de fazer em casa. Elas são feitas com polvilho azedo, um tipo de farinha de mandioca que dá uma textura crocante e aerada aos alimentos. Você pode temperar as rosquinhas de polvilho com sal, queijo ou outros ingredientes a gosto, e assá-las em forno médio por cerca de 20 minutos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.