Pais de crianças chamadas Alexa protestam contra Amazon
Quem diria que um dia, o nome de um robô, ou melhor; de uma assistente virtual que, na verdade, é um sistema de I.A. (Inteligência Artificial), iria desagradar tanto.
Pois é o que está acontecendo com a Amazon, que tem sido alvo de protestos, acontece que o nome escolhido pela mega empresa para a assistente virtual foi Alexa, só que muitos pais parecem não ter gostado nem um pouco.
Alguns pais disseram ter decidido trocar os nomes das filhas, alegando que as crianças se tornaram vítimas de bullying, sofrendo, o que eles disseram ser uma enxurrada de chacotas de forma “implacável”.
Protesto dos pais
Os pais que estão protestando, pedem a Amazon para mudar o nome da assistente virtual, passando para um nome que não seja humano.
Alexa é um sistema inteligente que funciona por comando de voz, programado para responder dúvidas e orientar com instruções.
No entanto, o que parecia não ser um problema está sendo uma verdadeira dor de cabeça para algumas famílias, uma delas é a jovem que não se identificou, ela está cursando o Ensino Médio, os pais disseram que a filha tem sido alvo de piadas de alunos, na escola em que estuda, e até de professores.
"Ela começou a não querer se apresentar por causa das piadas e da reação. Ela era e ainda é uma criança, mas os adultos achavam que não havia problema em brincar com ela. É devastador. A escola não ajudou e disse que ela precisava ficar mais resiliente" disse o pai que também a filha a situação ficou tão grave, que precisou trocar o nome da estudante legalmente.
"Ela está em uma situação muito melhor agora. Cortamos amigos e a mudamos para uma nova escola para permitir um novo começo. A injustiça nunca vai deixá-la, ou a nós. A Amazon deve mudar a palavra padrão em seus dispositivos. Claramente não há pesquisas éticas suficientes sobre o uso de Alexa”, concluiu.
A rede BBC apurou que, só no Reino Unido, há ao menos, mais de 4.000 pessoas, com idade até 25 anos, que se chama Alexa, por isso são muitos os casos que narram experiências terríveis com seu nome, no ambiente escolar, nas ruas, parques, em todo o lugar.
A Amazon fez um comunicado com a seguinte resposta: "Projetamos nosso assistente de voz para refletir as qualidades que valorizamos nas pessoas - ser inteligente, atencioso, empático e inclusivo."
"Estamos tristes com as experiências que você compartilhou e queremos ser muito claros: bullying de qualquer tipo é inaceitável e nós o condenamos das formas mais fortes possíveis."
Desde 2014, quando o programa de assistente virtual Alexa foi lançado, as queixas começaram, e não se limitam apenas ao Reino Unido, daí surgiu o 'Lute pelo seu nome'.
A Amazon ainda divulgou resposta a várias solicitações para mudança de nome:
"Como alternativa ao Alexa, também oferecemos várias outras palavras de alerta que os clientes podem escolher, incluindo Echo, Computer e Amazon. Valorizamos o feedback dos clientes e, como em tudo o que fazemos, continuaremos procurando maneiras para oferecer a eles mais opções nesta área."
Além da Amazon, outras empresas também usam assistente de voz, inclusive aqui no Brasil, com nome de pessoas reais
Alexa não é a única assistente de voz a ter um nome também usado por pessoas reais.
Redação SM
Fonte:https://www.bbc.com/portuguese/geral-57695563
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.