Menopausa: O terror das mulheres

 Menopausa


O medo da menopausa deixa algumas mulheres em verdadeiro pânico quando surgem os primeiros sintomas como ondas de calor localizados, insônia, irritabilidade entre outros sintomas que causam incômodo.
O que de fato assusta, não é o cessar do clico menstrual, se fosse só isso seria um alívio para quem não quer mais ter filhos e não precisar mais passar pela TPM, além é claro dos sintomas.

A mulher ocidental encara a menopausa como uma evidência de que está envelhecendo, que a partir dessa fase, ela não é mais a mesma, que o prazer sexual diminuirá em virtude da queda da produção dos hormônios e pode até desenvolver sérios transtornos psicológicos.

Quando citei a mulher ocidental, foi para comparar com a cultura oriental. A mulher no oriente sofre menos com a menopausa do que a ocidental, para isso, vamos tomar como exemplo a mulher japonesa, que em sua cultura, a menopausa é uma transição natural ligada a sabedoria, pois quanto mais velha mais sábia. Os hábitos alimentares também favorecem nessa fase, nelas, os sintomas são mais suaves por incluírem desde cedo na dieta, alimentos que auxiliam a reposição hormonal naturalmente.

Vamos entender porque o modo como se encara a menopausa tem a ver com a cultura: Da mesma forma que a mulher no ocidente tenta se adequar a menopausa, a mulher oriental quando vive durante muitos anos em um país do ocidente, também sofre mais do que se estivesse em seu país de origem. A culpa é do lugar em que vive? Claro que não. O fator principal é como se lida com essa realidade.

Querendo ou não, toda mulher que passar dos 45 anos em média, terá menopausa, o que importa e que fará toda diferença é como se lida.

A mulher precisa entender que nós passamos por várias mudanças desde que nascemos e a menopausa é mais uma delas, portanto, o ideal é se acostumar e viver da melhor maneira.
Parar de focar atenção de que está com a genitália mais seca e se afastar do sexo. Use lubrificante a base de água para evitar alergias, hidrate mais a pele, faça exercício físico, leia um bom livro, consulte um nutricionista para uma dieta balanceada, converse com seu médico para decidir qual o tratamento ideal, namore, beije e acima de tudo, se ame muito.

© Redação Sociedade Mulher




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.