7 Truques para um Batom Duradouro

O que é um batom duradouro?

Um batom duradouro é aquele que tem uma fórmula resistente à água, ao suor, à saliva, à comida e à bebida. 





Ele também tem uma boa pigmentação, que não desbota ou mancha com facilidade. Um batom duradouro pode ser de diferentes tipos, como matte, cremoso, líquido, em bala ou em lápis.

Para fazer o batom durar mais tempo, você precisa preparar os seus lábios antes de aplicá-lo. Veja os passos que você deve seguir:

  • Esfolie os lábios: isso vai remover as células mortas e deixar os lábios mais lisos e macios. Você pode usar um esfoliante labial comprado ou fazer o seu próprio com açúcar e mel.
  • Hidrate os lábios: isso vai evitar que os lábios fiquem ressecados ou rachados. Você pode usar um hidratante labial, um bálsamo ou uma manteiga de cacau.
  • Aplique um primer: isso vai criar uma camada protetora entre os lábios e o batom, evitando que ele escorra ou borre. Você pode usar um primer específico para os lábios ou um corretivo do mesmo tom da sua pele.
  • Contorne os lábios: isso vai definir o formato dos seus lábios e evitar que o batom saia das linhas. Você pode usar um lápis de boca da mesma cor do batom ou um pouco mais escuro.
  • Aplique o batom: escolha o tipo e a cor de batom que você preferir e aplique com cuidado, preenchendo todo o lábio. Você pode usar um pincel para ter mais precisão e uniformidade.
  • Retire o excesso: isso vai evitar que o batom transfira para os dentes ou para outras superfícies. Você pode usar um lenço de papel, pressionando levemente os lábios, ou colocar o dedo na boca e puxar para fora.
  • Aplique um fixador: isso vai selar o batom e prolongar a sua duração. Você pode usar um fixador específico para os lábios ou um spray de maquiagem.

Como surgiu o batom duradouro?



O batom duradouro é uma invenção relativamente recente na história da maquiagem. O primeiro batom duradouro foi criado em 1950 pela empresa Revlon, que lançou o produto chamado “Ultima Lipstick”. Esse batom prometia durar até 8 horas nos lábios, sem precisar de retoques. Ele era composto por duas partes: uma base cremosa, que era aplicada nos lábios, e um pó fixador, que era passado por cima com uma esponja. O sucesso foi tanto que outras marcas logo copiaram a ideia e lançaram seus próprios batons duradouros.

Se você não tem um batom duradouro ou quer experimentar outras formas de fazer o seu batom durar mais tempo, existem algumas receitas caseiras que você pode testar. Veja algumas delas:

  • Batom + pó translúcido: aplique o seu batom normalmente e depois passe uma camada fina de pó translúcido por cima, com a ajuda de um pincel. Isso vai matificar o batom e fazer com que ele grude melhor nos lábios.
  • Batom + sombra: aplique o seu batom normalmente e depois passe uma camada de sombra da mesma cor ou um pouco mais clara por cima, com a ajuda de um pincel. Isso vai intensificar a cor do batom e fazer com que ele dure mais tempo.
  • Batom + gelatina: misture um pouco de gelatina em pó sem sabor com água e leve ao micro-ondas por alguns segundos, até dissolver. Aplique o seu batom normalmente e depois passe uma camada da mistura de gelatina por cima, com a ajuda de um pincel. Isso vai criar uma película sobre o batom e fazer com que ele resista à água.

Quais são as dúvidas comuns sobre o batom duradouro?

Algumas das dúvidas mais comuns sobre o batom duradouro são:

  • O batom duradouro resseca os lábios? Depende da fórmula do batom e do cuidado que você tem com os seus lábios. Alguns batons duradouros podem ter ingredientes que ressecam os lábios, como o álcool ou a cera. Por isso, é importante hidratar os lábios antes e depois de usar o batom duradouro, e evitar usá-lo todos os dias.
  • O batom duradouro é difícil de remover? Depende do tipo de batom e do produto que você usa para removê-lo. Alguns batons duradouros são mais fáceis de remover do que outros, mas geralmente é preciso usar um demaquilante específico para os lábios, que tenha uma base oleosa ou bifásica. Você também pode usar um óleo vegetal, como o de coco ou o de amêndoas, para dissolver o batom dos lábios.
  • O batom duradouro é seguro para a saúde? Ddepende da composição do batom e da frequência que você usa. Alguns batons duradouros podem conter substâncias nocivas para a saúde, como o chumbo, o mercúrio ou o alumínio. Por isso, é importante verificar os ingredientes do batom e escolher marcas confiáveis e certificadas. Você também deve evitar ingerir o batom ou usá-lo em excesso.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu 7 truques para fazer o seu batom durar mais tempo e deixar os seus lábios impecáveis. Você também conheceu a história do batom duradouro, algumas receitas caseiras para fazê-lo e as dúvidas mais comuns sobre ele. Agora você pode arrasar com o seu batom favorito sem se preocupar em retocá-lo a toda hora. 

Redação ©SM - Sociedade Mulher

2 comentários:

  1. Quantas dica de beleza maravilhosas. Adorei o fixador com gelatina natural e incolor. Obrigada 🥰🌹🌹🌹🥰🌹🌹🌹🥰

    ResponderExcluir
  2. Olá Sociedade Mulher, estou amando as dicas. Obrigada 🥰🌹🌹🌹🥰🌹🌹🌹🥰

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.