Você já sonhou em ter cabelos lisos e sedosos com alisamento caseiro sem gastar uma fortuna?
Você sabia que existem formas naturais e eficazes de alisar os seus fios em casa? Neste artigo, você vai descobrir os segredos do alisamento caseiro, uma técnica que usa ingredientes simples e acessíveis para deixar os seus cabelos incrivelmente lisos. Acompanhe!
O que é o alisamento caseiro e por que ele funciona?
O alisamento caseiro é uma forma de modificar a estrutura dos fios usando substâncias que agem na cutícula (a camada externa do cabelo) e no córtex (a camada interna que define a forma do cabelo).
Essas substâncias podem ser encontradas em alimentos, plantas, óleos e outros produtos naturais. Elas têm propriedades hidratantes, nutritivas, selantes e alisantes, que ajudam a reduzir o frizz, o volume e as ondas dos cabelos.
O alisamento caseiro funciona porque ele aproveita os benefícios desses ingredientes para alterar temporariamente a forma dos fios, sem danificá-los ou agredi-los com químicas fortes. Além disso, o alisamento caseiro também trata os cabelos, deixando-os mais macios, brilhantes e saudáveis.
Como fazer o alisamento caseiro passo a passo?
Para fazer o alisamento caseiro, você vai precisar de alguns ingredientes que você provavelmente já tem na sua cozinha. Veja a lista:
- 1 xícara de leite integral
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
O leite é rico em proteínas e cálcio, que fortalecem os fios e facilitam o alisamento. O amido de milho ajuda a engrossar a mistura e a aderir melhor aos cabelos. O mel é um hidratante natural que dá brilho e maciez aos fios. O óleo de coco é um ótimo selante, que impede a perda de água e mantém os fios lisos por mais tempo.
Siga os passos abaixo para fazer o alisamento caseiro:
- Misture o leite e o amido de milho em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até formar um creme homogêneo. Desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.
- Adicione o mel e o óleo de coco ao creme e misture bem.
- Lave os cabelos com shampoo e retire o excesso de água com uma toalha.
- Aplique a mistura nos cabelos mecha por mecha, massageando bem da raiz às pontas. Cubra os cabelos com uma touca plástica ou uma camiseta velha e deixe agir por 30 minutos.
- Enxágue os cabelos com água morna e condicione como de costume.
- Seque os cabelos com um secador, usando uma escova para alisar os fios. Se preferir, use uma chapinha para finalizar.
Pronto! Você acaba de fazer o seu alisamento caseiro e já pode desfrutar dos seus cabelos lisos e lindos!
A origem do alisamento caseiro
O alisamento caseiro é uma técnica antiga, que surgiu da necessidade das mulheres que queriam mudar o visual, sem recorrer aos produtos químicos. Muitas delas começaram a experimentar receitas caseiras com ingredientes naturais que prometiam alisar os fios de forma simples e barata.
Algumas dessas receitas se tornaram populares na internet e nas redes sociais, ganhando adeptas em todo o mundo. Hoje em dia, existem várias opções de alisamento caseiro, cada uma com seus benefícios e características.
Mais 3 dicas de alisamento caseiro com leite
O leite é um dos ingredientes mais usados no alisamento caseiro, pois ele tem propriedades que ajudam a alisar os fios de forma natural e saudável. Veja mais 3 dicas de alisamento caseiro com leite que você pode fazer em casa:
- Leite e ovos: bata um ovo e misture com uma xícara de leite. Aplique nos cabelos úmidos e deixe agir por 20 minutos. Enxágue e seque os cabelos como de costume. O ovo é rico em proteínas e vitaminas, que nutrem e alisam os fios.
- Leite e limão: esprema o suco de um limão e misture com uma xícara de leite. Aplique nos cabelos secos e deixe agir por 15 minutos. Enxágue e lave os cabelos com shampoo e condicionador. O limão é um adstringente natural, que limpa e alisa os fios, mas atenção, não fique no sol enquanto estiver com a misturinha no cabelo, pode alterar a tonalidade.
- Leite e açúcar: dissolva duas colheres de sopa de açúcar em uma xícara de leite. Aplique nos cabelos úmidos e deixe agir por 10 minutos. Enxágue e seque os cabelos como de costume. O açúcar é um esfoliante natural, que remove as impurezas e alisa os fios.
Você ainda tem dúvidas sobre o alisamento caseiro? Veja algumas perguntas e respostas que podem te ajudar:
- O alisamento caseiro é permanente? Não, o alisamento caseiro é temporário, pois ele não altera definitivamente a estrutura dos fios. Ele dura até a próxima lavagem ou até os fios serem expostos à umidade ou ao calor.
- O alisamento caseiro danifica os cabelos? Não, o alisamento caseiro não danifica os cabelos, pois ele usa ingredientes naturais que não agridem os fios. Pelo contrário, ele hidrata, nutre e protege os cabelos, deixando-os mais saudáveis.
- O alisamento caseiro funciona em todos os tipos de cabelo? Sim, o alisamento caseiro funciona em todos os tipos de cabelo, desde os mais ondulados até os mais crespos. Porém, o resultado pode variar de acordo com a textura, a espessura e a porosidade dos fios. Quanto mais fino, liso e poroso for o cabelo, mais fácil será o alisamento. Quanto mais grosso, cacheado e resistente for o cabelo, mais difícil será o alisamento.
- O alisamento caseiro pode ser feito quantas vezes? O alisamento caseiro pode ser feito quantas vezes você quiser, pois ele não prejudica os fios. Porém, é recomendável fazer uma pausa de pelo menos uma semana entre cada aplicação, para evitar o acúmulo de resíduos nos cabelos.
Conclusão
O alisamento caseiro é uma ótima opção para quem quer ter cabelos lisos e bonitos sem gastar muito ou usar produtos químicos. Com ingredientes simples e naturais, você pode fazer o seu próprio alisamento em casa, de forma fácil e rápida. Além de alisar os fios, o alisamento caseiro também trata os cabelos, deixando-os mais hidratados, nutridos e brilhantes.
Experimente as receitas que nós te ensinamos neste artigo e veja a diferença no seu visual. Você vai se surpreender com os resultados do alisamento caseiro!
Redação ©SM - Sociedade Mulher
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.