Como manter o emprego depois de perder a promoção.
Quando você está em busca de um novo emprego, um dos benefícios que mais atrai na empresa é a ênfase na promoção, mas e se após a conquista for despromovido, e agora como continuar trabalhando na mesma empresa?
Conseguir um novo emprego em uma empresa conceituada e que ofereça benefícios, é importante, mas aliado a isso, quando também oferece a possibilidade de ascensão na empresa, motiva os colaboradores a terem mais dedicação ao trabalho.
Para um colaborador é um ponto de motivação, quando não há possibilidade de crescimento na empresa, por mais que valorize o salário e os benefícios, a ideia é se preparar para novas chances no mercado de trabalho.
Crescimento, valorização e reconhecimento são essenciais para o ego, desde que esteja dentro de limites saudáveis; ter uma equipe motivada e com motivos para desenvolver bom desempenho e conquistar promoções que vão além das questões financeiras.
Sabemos que raramente pode haver alguém que não pareça querer uma promoção, bom, esse é outro caso que não podemos falar no momento, timidez excessiva e autodepreciação podem ser comportamentos que vão no sentido contrário a aquilo que o indivíduo busca.
Nesse caso, vale a pena consultar um profissional para ajudar a identificar o verdadeiro motivo de se sentir assim, ou de estar se auto sabotando.
Como continuar trabalhando após ser despromovido e como continuar trabalhando na mesma empresa?
Diante das oportunidades de promoção oferecidas pelo empregador e do que motiva, também pode acontecer o contrário de uma promoção, que seria o rebaixamento.
Ao contrário da promoção que tanto bem faz para o ego e para a auto-estima, a despromoção leva o funcionário a um estado de constrangimento diante da família e dos colegas de trabalho, é como se fosse sinônimo de desqualificação e ineficiência para o cargo assumido.
Após a despromoção, como encarar a vida? Será que foi despromovido por não ter conseguido segurar a promoção? Será que o patrão tem razão e não serve para o cargo?
Não adianta ficar fazendo questionamentos negativos, também não é tão simples dizer para levantar a cabeça e seguir na empresa, ou sair do emprego sem antes conseguir outro se for a principal fonte de renda.
Vejamos outro ponto de vista: se você quer muito ou precisa desse emprego, transforme essa decepção em energia.
Talvez você não estivesse preparado na hora da promoção e o empregador criou expectativas excessivas.
Teria sido melhor para o patrão, tê-lo demitido, mas antes de tudo é natural rejeitar a ideia de que ainda não estávamos prontos para novas tarefas.
A boa notícia é que é possível virar esse quadro. Mesmo não sendo fácil respirar fundo e pensar no que aconteceu, quando o patrão esperava mais do que suas habilidades permitiam.
Então, agora que já aconteceu, se permita um tempo para digerir a frustração e lute, se qualifique e prove que você só precisava de mais tempo para se preparar para o cargo.
Faça uma atividade física, cuide-se bem, e tente lidar com quem acha que te olha diferente ou fala pelas costas, pense que o mais forte é sempre aquele que sabe ficar de pé quando cai e se levanta de novo.
Esse não é o fim do mundo, do seu mundo, então, pense que você não se resume a uma despromoção, mas pode usar essa energia da decepção para se reerguer.
Veja também:
Como ganhar dinheiro fazendo biscoitos: Receita barata para fazer em casa e vender
Sites oferecem promoções e ótimas ofertas na Semana do Consumidor. Confira!
Redação © SM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.