Como texturizar uma parede gastando pouco

Dar um tapinha na sala como falam por aí, pode no primeiro momento parecer algo que esteja acima das suas finanças. Para quem está com o orçamento do mês quase estourado, pensar em fazer reforma, ou simplesmente dar novos ares na casa é de arrepiar. Pensando nisso e, para espantar essas ideias que vamos dar dicas simples para que você mesma (o) possa texturizar uma parede ou até mais se quiser. Quem sabe se anima e faz em toda a sala.

Falando na sala... Bem, aqui falamos na sala apenas como sugestão introdutória, mas pode ser em qualquer cômodo que desejar. O que importa mesmo é o passo a passo de como fazer.


Comprando o material Primeiro passo: Compre uma barrica de massa corrida PVA. É importante que seja dessa, pois a massa corrida comum, ela fica bonita de início para quem sabe usar, porém em pouco tempo ela começa a apresentar rachaduras e seu trabalho vai para o brejo. Outra opção, que fica mais barato e fica bem para essa finalidade é a lata de “textura rústica “de 900 ml, sendo que nesse caso, seria mesmo para apenas uma parede. Você vai precisar também de lixa grossa para parede (4 unidades), uma espátula para aplicação da massa, uma desempenadeira de metal, um rolo de algodão ou um rolo com relevo (indicado para texturização). Para reduzir os custos, no lugar do rolo, pode ser uma vassoura piaçaaba sem cabo, ou melhor; se comprar com cabo é só tirar. Escolha a cor desejada e compre corante líquido que custa em média R$ 3,00 cada.


Botando a mão na massa Lixe a parede, em seguida passe um pano umedecido para remover o excesso de pó. Coloque um pouco da massa no recipiente escolhido para fazer a mistura. Bata bem a massa e adicione um pouco d’agua apenas para ficar cremosa, lembrando que se for massa de textura grafitado não precisa colocar água, pois já está pronta para o uso. Coloque aos poucos o corante até chegar ao tom desejado.

Texturizando a parede Aplique a massa de baixo para cima com a espátula formando uma camada não muito fina, pode ser de aproximadamente 4 mm. Pegue a desempenadeira e estique a massa retirando o excesso. Quando terminar metade da parede, pegue a vassoura e passe sobre a massa como se estivesse varrendo no mesmo sentido sem empregar muita força. Repita a ação na outra metade da parede e deixe secar.

Dicas: Para texturizar com o rolo de algodão a aplicação segue a mesma orientação da espátula, sendo que a massa precisará estar menos densa. Utilizando o rolo com relevo, basta substituir a vassoura.

Cuidados: Use máscara e luvas para evitar alergias e inalação de poeira.

Redação SM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.